Logo visiteserranegra Siga-nos!
  • Serra Negra uma cidade para viver e sentir
  • Serra Negra uma cidade para viver e sentir
  • Serra Negra uma cidade para viver e sentir

Serra Negra

cidade da saúde

História- Apesar de ter como dia de fundação 23 de setembro de 1828, na realidade sabe-se que esta data pertence a outro importante fato acontecido em nossa cidade: a concessão de Capela Curada localizada no terreno de Lourenço Franco de Oliveira (no atual bairro de Três Barras) a Serra Negra pelo Bispo Diocesano de Mogi- Mirim.

Por ser penoso o acesso a estas terras devido as montanhas chamadas de negras pela cor da vegetação, o povoamento se tornou difícil. Somente após 1800 (século XIX) é que começaram a aparecer alguns moradores nessa região. O mais importante nome que aparece na História de Serra Negra é o de Lourenço Franco de Oliveira, que é considerado o verdadeiro fundador da cidade.

Em 1841 uma lei elevava o povoamento de Serra Negra a Freguesia. Sendo cada vez mais próspera a situação do povoado, os seus influentes moradores trabalharam ativamente a fim de conseguir sua elevação à categoria de Vila e a criação de um Município, o que foi alcançado em 24 de março de 1859, e mais tarde, a elevação à categoria de Cidade, em 21 de abril de 1885.

A Cidade- Serra Negra está localizada a leste do estado de São Paulo, a 927m de altitude e cercada por montanhas da Serra da Mantiqueira com até 1.300m, Serra Negra possui um ambiente muito agradável e seguro. Com agradável clima de montanha, fontes de águas minerais terapêuticas, associada à sua rica beleza natural e ar puro, Serra Negra recebeu o título de "Cidade da Saúde".

Com perfil turístico, a Estância Hidromineral de Serra Negra oferece a seus visitantes, o turismo tradicional com passeios locais, compras, eventos e turismo rural. São passeios turísticos ao ar livre, como o teleférico que o leva até o monumento do Cristo Redentor, os trenzinhos que realizam o city tour pela cidade, visitar fontes, praças, bosques e parques com mata nativa e muito mais.

Passeios e pontos turisticos imperdíveis em Serra Negra:
- Alto da Serra: ponto mais alto da região com 1.310m de altura. Possui uma das mais belas vistas da cidade e arredores.
- Cachoeira dos Sonhos: localizada no Parque dos Sonhos. A cachoeira tem uma queda de 100m.
- Estátua do Cristo Redentor: monumento localizado no alto do Pico do Fonseca, a 1.080 metros de altura. Foi inaugurado em 1952. O acesso é pelo teleférico ou por veículo, através da rua Antônio Jorge José. No local há um mirante e uma lanchonete.
- Parque Represa Dr Jovino Silveira: local ideal para caminhadas. Pode-se observar pássaros em viveiros e conhecer a fonte Nossa Senhora de Lourdes. Possui ampla área verde, lanchonete, pista de bocha, playground, sanitários e quiosques para piquenique.
- Jardineira Passeio: veículo de tradicional passeio pela cidade.

Comércio local- Serra Negra é famosa também pelo comércio de artigos em lã, linha, couro, artefatos de madeira, laticínios entre outros. No turismo rural, encontram-se sítios e fazendas que desenvolvem desde o plantio de café, cultivo de produtos orgânicos, fabricação de queijos, vinhos, geléias, cachaças e demais produtos, que os visitantes podem degustar e comprar diretamente do produtor.

A vida noturna se destaca por bares e restaurantes descolados e distribuídos por toda a cidade. Para bem recepcionar o turista, Serra Negra oferece ampla estrutura hoteleira com excelentes opções de hospedagem, escolha entre as aconchegantes pousadas, os charmosos flats e hotéis, até os requintados resorts e hotéis fazenda.

Para a realização grandes congressos e eventos, Serra Negra oferece o Centro de Convenções Circuito das Águas. Maior complexo público da região para a realização de eventos. São três auditórios e salas de apoio que totalizam 1400 lugares. Área de exposições coberta com saguão de 4 mil m² que se soma à área externa de 3.640 m² e ao pátio de 4 mil m². Amplo estacionamento, espaços para instalação de praça de alimentação, ambulatório, serviços de apoio e acesso para deficientes.
Seja bem-vindo a Serra Negra.